sexta-feira, 31 de julho de 2009

Como funciona a percepção musical nos humanos?

Achei esse vídeo no Meio Bit e gostei tanto que, mesmo não tendo muito a ver com ensino de Química, resolvi postar aqui no blog.

O lance do vídeo é o seguinte, todos os seres humanos percebem naturalmente a escala musical conhecida pelo nome de "pentatônica". É uma escala natural que contém cinco notas musicais, muito comum na milenar música chinesa.

O músico Bob McFerrin faz um experimento ao vivo e sem combinar com a plateia que assiste à sua conferência no "World Science Festival". Ele para em uma determinada posição do palco e emite um som vocal e, logo em seguida, pede que a plateia repita o som.

Em seguida, ele dá um salto para uma posição ao lado e emite outro som, novamente ele pede que a plateia cante esse novo som com ele.

Resultado, ele acaba ensinando as cinco notas da escala pentatônica em questão de poucos minutos. A parte mais genial do vídeo é quando ele para em uma das posições combinadas com o público e o pessoal canta a nota correta e, sem nenhum aviso, ele pula para a posição lateral e o público adivinha o tom exato da nota musical.

Assistam ao vídeo para entender melhor do que eu estou falando.

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.

Nenhum comentário: