sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Como escrever equações matemáticas no Google Docs

Que o Google Docs é uma ferramenta bem versátil todo mundo já sabe. Você cria seus documentos, planilhas ou apresentações de slides diretamente na Web, sem a necessidade de ter um Microsoft Office instalado no seu PC. E ainda é possível acessar e editar seus arquivos em qualquer parte do mundo, ou compartilhar seus arquivos com outras pessoas.

Agora, eu acabei de ler uma notícia que me deixou muito contente. O Google Docs acaba de incorporar a facilidade de incluir equações matemáticas nos seus documentos. Veja o exemplo:





Ná área de Físico-Química, é muito comum a gente ficar digitando enormes equações matemáticas nos textos. Quem usa o Word sabe o parto que é inserir essas equações usando o Equation Editor. Pois bem, lá no blog Inside Techno deram a notícia da possibilidade de inserir essas equações usando uma ferramenta similar ao Equation, na qual você sai clicando em uma série de botões e insere a dita cuja da equação no texto ou digita direto em LaTeX.

Como eu fiz toda a minha tese em LaTeX, não preciso dizer que fiquei mega satisfeito ao saber disso. Acho que poucos vão apreciar essa novidade como eu. Mas tudo bem, relato aqui a minha alegria em dispor dessa nova ferramenta. E, de lambuja, deixo o link da notícia para vocês.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Química Inorgânica Descritiva

Esses dois arquivos contêm uma breve descrição dos elementos químicos pertencentes aos grupos 13, 14, 15, 16 e 17 da Tabela Periódica.

Tem algumas informações bem interessantes neles. Um pouco foi retirado do livro de Química Inorgânica dos autores Shriver e Atkins, um outro tanto eu retirei da Wikipedia mesmo.

E as imagens foram todas encontradas no GOOGLE Images.

Aos que se interessam por essa parte descritiva da Química, bom divertimento.
Aos estudantes da Eng. de Materiais da UNIFRA, bons estudos, pois esses arquivos destinam-se prioritariamente a vocês.

sábado, 12 de setembro de 2009

29o EDEQ - 2009 é na UNIFRA

Pessoal, estou escrevendo esse post só para lembrar que as inscrições para o EDEQ 2009 estão quase se encerrando.

Quem ainda não fez sua inscrição ou não enviou seu trabalho, dê um jeito de fazê-lo logo.

Vamos ter muitas atividades legais, muitos minicursos, mostra de materiais didáticos, livros acadêmicos, etc.

Acessem o site http://www.unifra.br/edeq2009 e garantam logo a sua vaga.

Esperamos todos lá.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vídeos sobre termodinâmica

Pessoal, todos os semestres o nosso curso tem uma atividade especial chamada "Práticas de Ensino".
O objetivos das práticas de ensino é desenvolver habilidades e competências nos futuros professores.

A UNIFRA tem uma proposta de formar profissionais responsáveis e competentes, e por isso damos tanta importância às práticas. Uma das propostas institucionais, é que o estudante egresso de qualquer curso de Licenciatura tenha a habilidade de usar recursos digitais para o planejamento, execução e avaliação de suas atividades didáticas.

Sendo assim, eu propus aos estudantes da disciplina de Físico-Química I uma atividade de cunho educacional e, ao mesmo tempo, digital. Pedi que eles procurassem no youtube por vídeos que tivessem relação com o assunto que estudávamos no momento. O assunto tabalhado é o de gases ideais. E aí embaixo vocês têm acesso a alguns dos vídeos encontrados. Acima dos links está o nome do colega que encontrou o vídeo. Espero que vocês se divirtam assistindo-os.

Os 3 vídeos a seguir foram mandados pela Nágile. Assim que der tempo eu posto os vídeos mandados por cada um. :)

Experimento com gases:


Influência da temperatura nos gases:


Lei de Charles:










quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Protótipo de veículo híbrido movido a hidrogênio


E eis que surge mais um protótipo de veículo movido a hidrogênio.



E não é um protótipo feioso e sem nenhuma apelo comercial, é um protótipo bem bonito e destinado a rodar pelas ruas das grandes cidades.

Ele é capaz de desenvolver velocidades em torno de 50 milhas por hora, rodando apenas com hidrogênio e utilizando-se de uma rede de células de combustível para deixar os motores mais poderosos.

Motores? Sim! Esse carrinho tem um motor para cada roda. E com apenas 2,2 libras de hidrogênio, ele é capaz de rodar até 240 milhas, tem capacidade para duas pessoas e é bem bonitinho.
O custo dessa belezinha? Algo em torno de 200 libras ou 330 dólares americanos (por mês, ou você achou que algo tão bom ia sair tão barato?).

Fonte:Engadget