quarta-feira, 18 de julho de 2012

Supercomputador da IBM simula o vírus da gripe comum

Rhinovirus Wikimedia Commons

Para os humanos, poucascoisas são tão presentes como a gripe comum. Nós a "pegamos" mais do que qualquer outra doença infeccionsa e ela tem estado conosco há tanto tempo quanto existe a humanidade.

Mas enquanto não é descoberta uma cura, nossa tecnologia está constatemente sendo aprimorada, e agora temos ao nossolado o supercomputador mais rápido ajudando a encontrar uma solução (dica, ele é australiano).

IBM Blue Gene/Q simulará o movimento do rhinovirus humano (uma das causas mais prevalentes de do resfriado) em 3D.

A simulação está sendo preparada com base em informações obtidas a partir de drogas antivirais desenvolvidas pela companhia Biota Holdings LTD (Melbourne) e será usada especificamente para aqueles com altos risos de complicações com o rhinovirus.

Os pesquisadores sabem que a droga e suas parentes agem de forma a cercar a camada exterior dovírus, ou capsídeo, mas os detalhes ainda são obscuros. Isso poderia ajudar a lançar uma luz e talvez ajudar no desenvolvimento de medicamentos melhores.

Antes disso, simulações foram rodadas em apenas algumas partes de um vírus, ou em uma escala muito menor.

O poder de computação do IBM Blue Gene/Q poderia ajudar a entender como as drogas e os vírus interagem em nível moleular, conhecimento o qual ainda não possuímos.

Apenas o fato de que é necessário esse nível de poder de computação para poder ajudar a ganhar compreensão sobre o vírus é um testemunho de quão difícil é vencer o resfriado comum. 

Via POPSCI

Nenhum comentário: