segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Palestra do CRQ Va Região e defesas de TFG

Bom, vou começar esse post falando das várias atividades que ocorreram no curso nesse final de ano.

Em primeiro lugar, no dia 17 de dezembro de 2009, tivemos uma palestra proferida por um conselheiro do CRQ Va Região acerca do exercício legal da profissão de Químico. A palestra pode ser baixada no link a seguir. PALESTRA

O destaque da palestra foi a explicação da origem histórica dos conselhos, que tiveram sua longínqua origem nas guildas de ofícios medievais.

Os peticionários a uma vaga nas guildas deviam apresentar uma obra-prima, um trabalho, uma peça de arquitetura, etc. Esse trabalho era julgado pelos mais experientes membros da guilda e, caso fosse aprovado, o peticionário era recebido com festa entre os membros. Essa é a origem, também, dos trabalhos de conclusão de curso.

Aqui no Brasil, no dia 18 de junho de 1956, a Lei 2800 criou os conselhos regionais de Química. Essa data é hoje comemorada como o dia do Químico no Brasil (eu não sabia dessa história).

Após a palestra, os formandos foram convidados a ingressar no conselho regional de química 5a região, o conselheiro forneceu os documentosnecessários para a afiliação e informou que os novos associados receberão as carteirinhas no dia da formatura.




E já que falamos de trabalhos de conclusão, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009, na sala 413 do prédio 4 do conjunto I, aconteceram as primeiras defesas de trabalhos de final de graduação (TFG).

Foram apresentados 13 trabalhos, com a participação de 6 professores do curso de Química nas bancas.

Quem quiser baixar as apresentações dos nossos futuros químicos é só clicar no link a seguir. clique aqui

E, para finalizar, uma foto com (QUASE) todos os apresentadores de TFG (alguns fugiram antes da foto).


Bom, eu estava devendo esse post faz um bom tempo, mas agora que tudo está mais tranquilo eu consegui postar com calma.

Fiquem com Deus e um excelente ano novo para todos, já que deixei passar no natal em branco aqui no blog. :)

Nenhum comentário: