terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Educação digital e os blogs

Pois é, fala-se tanto em educação digital nos dias de hoje e pouco se vê.
O que é essa tal de educação digital? Vamos dar uma definição bem simples, sem recorrer a livros ou quaisquer outras fontes.
Educação digital envolve o uso de ferramentas computacionais para promover o processo de ensino-aprendizagem.
Blogs, drives virtuais, suítes de escritório como GoogleDocs, scribd, slideshare, ferramentas de busca, e até o controverso torrent podem ser usados para promover a educação digital.
No âmbito do ensino de química, pode-se citar como ferramentas que promovem a educação digital todos os programas para a representação de estruturas químicas como, por exemplo, o ChemSketch. Pode-se usar softwares que gerem equações químicas e matemáticas como o Equation Editor da Microsoft ou o Math Type.
Para não ficarmos apenas no âmbito de softwares, pode-se citar as famosas câmeras digitais como ferramentas poderosas para a facilitação da tarefa de educar digitalmente.
As câmeras atuais têm capacidade não só de fotografar, mas de filmar e gravar sons. Uma aula experimental pode ser gravada com uma câmera dessas, o vídeo pode ser convertido ao fomato flv (próprio para upload para o youtube) e disponibilizado para visualização de toda a turma e até mesmo de outras universidades ou escolas.
Eu mesmo já fiz isso, vocês podem ver nesse link do youtube:
Bom, e quanto à aptidão do professor para o uso das tecnologias digitais? Eu acredito que isso também está incluído nessa ampla definição de educação digital. Capacitar para o uso de tecnologias é fazer educação digital.
A coisa toda é muito simples e, ao mesmo tempo, muito complexa. Para mim, educar uma pessoa para usar as tecnologias digitais é fazer educação digital. Mas para fazer esse processo acontecer é necessário estar capacitado a usar tais tecnologias. E para tanto, é necessário USAR as tais tecnologias.
Estou testando essa nova forma de blogar do posterous. Se ela for fácil de usar como está sendo apregoado no meu site preferido de tecnologia (http://www.meiobit.com/meio-bit/web-20/posterous-o-blog-via-e-mail), vou passar a usar essa ferramenta nas disciplinas que estiverem sob minha responsabilidade.
Por enquanto era isso, esse texto é só um teste. Pode ser que nos encontremos novamente em bem pouco tempo.
Um abraço digital!
Prof. Márcio Martins












Nenhum comentário: