Este blog nasceu como registro de atividades realizadas no curso de Química da UNIFRA-RS. Passou por um período de inatividade, migrou para http://diariodeumquimicodigital.com, quase no final de 2011 esse blog renasceu graças ao posterous. Atualmente, esse blog é uma espécie de "cópia carbono" do Diário de um Químico Digital.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Última postagem de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
O que Platão tem a ver com Química?
Pois é, engraçado pode até ser, mas é uma realidade.
Talvez muitos químicos nem se deem conta disso, mas o filósofo grego, que viveu entre os anos de 428 e 347 a.C., deixou um legado muito importante para nossa querida ciência da Química.
Tá, e o que a química tem a ver com todo esse papo filosófico?
Ah, tem sim, e muito!
Basta dizer que ele estabeleceu que algumas formas geométricas, conhecidas hoje pelo nome genérico de sólidos platônicos seriam os arquétipos para tudo o que existe no universo material.
Basicamente, tudo o que há de belo, harmônico, simétrico, etc, deve remeter-se a uma das formas perfeitas previstas por Platão.
Se você é jogador de RPG já deve ter cruzado com algumas dessas formas. Vou facilitar a vida de vocês mostrando algumas imagens (roubadas descaradamente da wikipedia) desses sólidos.
Tratam-se do tetraedro, do cubo (ou hexaedro), do octaedro, do dodecaedro e do icosaedro. Eles se caracterizam por possuírem faces compostas por polígonos regulares (triângulo equilátero, quadrado, pentágono), e em cada vértice do polígono tem um outro polígono assentado. Resumindo:
- os lados são iguais
- os ângulos são iguais
- as faces são idênticas
Agora vem a parte boa da coisa. Onde isso se aplica à Química?
Se vocês observarem, os sólidos de Platão são em número de cinco.
Um sólido para cada elemento alquímico.
O tetraedro está para o fogo (), o cubo está para a terra (), o octaedro para o ar (), o icosaedro está para a água () e o dodecaedro está para o éter universal (lembram dos doze signos do zodíaco?).
Esses elementos formaram a base do pensamento alquímico grego, árabe, europeu e, portanto, são os pais dos modernos elementos químicos.
Com Lavoisier (1743-1794) vieram as ideias de recombinação de elementos químicos (não mais alquímicos, a parte filosófica foi expurgada para dar origem à ciência Química) e os modernos processos químicos estilo "receita de bolo". E, um pouco mais tarde, a ideia de átomo foi retomada por Dalton (aquele que sofria de uma doença que o impedia de distinguir entre o vermelho e o verde) e mesclada com as ideias de Lavoisier sobre combinação de elementos químicos.
Dando um grande salto na história, chegamos ao ano de 1940. Os senhores Sidgwick e Powel (Oxford University) estabeleceram uma relação entre os átomos e a geometria das moléculas. Eles estabeleceram uma série de regras, baseadas em observações experimentais espectroscópicas (um dia escrevo explicando que maluquice é essa), que permitiram aos químicos deduzir a geometria molecular de diversas espécies químicas.
Em 1957, Gillespie e Nyholm (University College London), aprimoraram as regras de Sidgwick e Powell e criaram o modelo bem sucedido conhecido em português como "modelo da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência". Em inglês é "valence shell electron pair repulsion model".
Não vou entrar em detalhes químicos sobre esse modelo, deixo isso para um post futuro. O que eu quero agora é encerrar o post mostrando uma tabela que, certamente, vai mostrar qual a conexão com as ideias de Platão acerca dos sólidos perfeitos.
Observem a tabela e me digam se Platão tinha ou não razão:
Atentem para as moléculas de XeF4 e BrF5, ambas apresentam átomos ou pares de elétrons isolados dispostos segundo os vértices de um octaedro. Agora, observem as moléculas de NH3 (amônia) e H2O (água). Os átomos de hidrogênio e os pares de elétrons ficam dispostos segundo os vértices de um tetraedro. Eu poderia sair pela rede catando mais exemplos dos sólidos platônicos, e o farei, mas esse post já ficou muito comprido.
Vou encerrando por aqui, desejando que vocês comentem o que acharam do post. Críticas construtivas, dicas, dúvidas, etc, todas serão bem-vindas.
Um grande abraço e até o novo post (esse posterous me deixa com vontade de escrever).
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Online Chemical Editor (JChemPaint) - Desenhe Moléculas Online
Educação digital e os blogs
O que é essa tal de educação digital? Vamos dar uma definição bem simples, sem recorrer a livros ou quaisquer outras fontes.
Educação digital envolve o uso de ferramentas computacionais para promover o processo de ensino-aprendizagem.
Blogs, drives virtuais, suítes de escritório como GoogleDocs, scribd, slideshare, ferramentas de busca, e até o controverso torrent podem ser usados para promover a educação digital.
No âmbito do ensino de química, pode-se citar como ferramentas que promovem a educação digital todos os programas para a representação de estruturas químicas como, por exemplo, o ChemSketch. Pode-se usar softwares que gerem equações químicas e matemáticas como o Equation Editor da Microsoft ou o Math Type.
Para não ficarmos apenas no âmbito de softwares, pode-se citar as famosas câmeras digitais como ferramentas poderosas para a facilitação da tarefa de educar digitalmente.
As câmeras atuais têm capacidade não só de fotografar, mas de filmar e gravar sons. Uma aula experimental pode ser gravada com uma câmera dessas, o vídeo pode ser convertido ao fomato flv (próprio para upload para o youtube) e disponibilizado para visualização de toda a turma e até mesmo de outras universidades ou escolas.
Eu mesmo já fiz isso, vocês podem ver nesse link do youtube:
Bom, e quanto à aptidão do professor para o uso das tecnologias digitais? Eu acredito que isso também está incluído nessa ampla definição de educação digital. Capacitar para o uso de tecnologias é fazer educação digital.
A coisa toda é muito simples e, ao mesmo tempo, muito complexa. Para mim, educar uma pessoa para usar as tecnologias digitais é fazer educação digital. Mas para fazer esse processo acontecer é necessário estar capacitado a usar tais tecnologias. E para tanto, é necessário USAR as tais tecnologias.
Estou testando essa nova forma de blogar do posterous. Se ela for fácil de usar como está sendo apregoado no meu site preferido de tecnologia (http://www.meiobit.com/meio-bit/web-20/posterous-o-blog-via-e-mail), vou passar a usar essa ferramenta nas disciplinas que estiverem sob minha responsabilidade.
Por enquanto era isso, esse texto é só um teste. Pode ser que nos encontremos novamente em bem pouco tempo.
Um abraço digital!
Prof. Márcio Martins
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Palestra do CRQ Va Região e defesas de TFG
Em primeiro lugar, no dia 17 de dezembro de 2009, tivemos uma palestra proferida por um conselheiro do CRQ Va Região acerca do exercício legal da profissão de Químico. A palestra pode ser baixada no link a seguir. PALESTRA
O destaque da palestra foi a explicação da origem histórica dos conselhos, que tiveram sua longínqua origem nas guildas de ofícios medievais.
Os peticionários a uma vaga nas guildas deviam apresentar uma obra-prima, um trabalho, uma peça de arquitetura, etc. Esse trabalho era julgado pelos mais experientes membros da guilda e, caso fosse aprovado, o peticionário era recebido com festa entre os membros. Essa é a origem, também, dos trabalhos de conclusão de curso.
Aqui no Brasil, no dia 18 de junho de 1956, a Lei 2800 criou os conselhos regionais de Química. Essa data é hoje comemorada como o dia do Químico no Brasil (eu não sabia dessa história).
Após a palestra, os formandos foram convidados a ingressar no conselho regional de química 5a região, o conselheiro forneceu os documentosnecessários para a afiliação e informou que os novos associados receberão as carteirinhas no dia da formatura.
E já que falamos de trabalhos de conclusão, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009, na sala 413 do prédio 4 do conjunto I, aconteceram as primeiras defesas de trabalhos de final de graduação (TFG).
Foram apresentados 13 trabalhos, com a participação de 6 professores do curso de Química nas bancas.
Quem quiser baixar as apresentações dos nossos futuros químicos é só clicar no link a seguir. clique aqui
E, para finalizar, uma foto com (QUASE) todos os apresentadores de TFG (alguns fugiram antes da foto).
Bom, eu estava devendo esse post faz um bom tempo, mas agora que tudo está mais tranquilo eu consegui postar com calma.
Fiquem com Deus e um excelente ano novo para todos, já que deixei passar no natal em branco aqui no blog. :)
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Um dia na vida do oxigênio
Destaque para o número de elétrons "voando" acima da cabeça de cada personagem.
Oxygen from Christopher Hendryx on Vimeo.
Achei no TRETA
domingo, 29 de novembro de 2009
EDEQ 2009 - Fotos do segundo e terceiro dias
Então, para que eu termine essa tarefa de uma vez, lá vai.
Da esquerda para a direita: Prof. Enio (UNISC), Prof. Guilherme (UFSM) e Prof. Márcio (eu), Prof. Eder (UFPel).
A foto abaixo é a foto do momento do encerramento da nossa mesa redonda.
Foto da mesa redonda que aconteceu à tarde. Da esquerda para a direita estão a Profa. Lenir Zanon (UNIJUI), eu (UNIFRA) e o Prof. José Vicente Robaina (ULBRA - Canoas).
E aqui uma foto "roubada", aproveitei que a Profa. Lenir estava pelo pátio da UNIFRA e solicitei essa foto de recordação.
E aqui, finalmente, a reunião para síntese dos pré-encontros. Mais uma vez estava o Márcio lá na foto, mas prometo que o blog vai ficar um tempinho sem a minha careta aparecendo.:)
Foto da conferência de encerramento, proferida pelo Prof. Attico Chassot (IPA-PoA)
Bom, sobre o EDEQ era só isso o que eu tinha para postar. Mais adiante vou disponibilizar um link com as apresentações dos palestrantes.
Abraços e nos vemos na PUC no ano de 2010, no 30 EDEQ.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Fotos do 29 EDEQ
Seguem-se as fotos do dia 22.
Aqui, uma foto do pianista Richard Salles, na abertura do evento:
Aqui, as autoridades presentes à cerimônia de abertura. Da direita para a esquerda temos: Prof. Dr. Attico Chassot, Prof, Ms. Jorge Barcellos (Diretor da Área de Ciências Tecnológicas da UNIFRA), Profa. Ms. Aline Marques da Silva (Coordenadora do Curso de Química da UNIFRA), Profa. Dra. Julieta Saldanha de Oliveira (Coordenadora Geral do 29oEDEQ), e o Sr. Claudio Germano Herbst Jr (representante dos acadêmicos do curso de Química).
Prof. Attico Chassot, fazendo uma digressão histórica acerca dos EDEQs anteriores.
E Aqui, uma foto do conferencista convidado, o Prof. Dr. Cesar Zucco. Ele palestrou sobre o assunto "Como as políticas de ensino e pesquisa podem conduzir à sustentabilidade". (Vou tratar de disponibilizar a palestra do Prof. Zucco no site do EDEQ).
Para não poluir o post com fotos dos outros dias do evento vou ter que pedir que vocês aguardem com paciÊncia as demais fotos.
Obeigado pela atenção.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Aquecimento global
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
O EDEQ está começando
Dia 22 de outubro teremos a cerimônia de abertura, dia 23 os mini-cursos e os debates, e dia 24 nos despedimos do evento.
Como o tema do evento é "Ressignificando a Química rumo à sustentabilidade", vou postar um vídeo prá lá de importante e relevante.
Chama-se "A História das Coisas". Creio que se você separar uns 20 minutos do seu tempo para assisti-lo, fará uma grande reflexão sobre o tema e estará pronto para o EDEQ.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Dicionário gratuito da Língua Portuguesa
Quantas vezes a gente precisa saber o significado de uma palavra em um livro, ou até mesmo na internet, e não tem um bendito dicionário por perto?
Ah, com certeza isso acontece com frequência. E é para isso que estou escrevendo esse post.
Achei no Soft Download um link bem interessante sobre o dicionário Caldas Aulete da Língua Portuguesa.
Cliquem AQUI para ler mais ou AQUI para baixar o dicionário, fazer um cadastro rapidinho (nome e e-mail) e sair usando todos os recrursos do dito cujo. Tenho certeza que vai ser de grande utilidades para a realização de trabalhos, relatórios, arigos e etc.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Pré-encontros do 29 EDEQ
Ficamos muito felizes com a quantidade de participantes que se fizeram presentes.
Eu sei que faz um bom par de dias que a gente se encontrou, mas só agora deu tempo de postar umas fotinhos dos participantes.
Fiquem com as caras e bocas dos "pensadores profundos" queimando fosfato para elaborar argumentos para a discussão coletiva que realizamos no final do encontro.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Como escrever equações matemáticas no Google Docs
Agora, eu acabei de ler uma notícia que me deixou muito contente. O Google Docs acaba de incorporar a facilidade de incluir equações matemáticas nos seus documentos. Veja o exemplo:
Ná área de Físico-Química, é muito comum a gente ficar digitando enormes equações matemáticas nos textos. Quem usa o Word sabe o parto que é inserir essas equações usando o Equation Editor. Pois bem, lá no blog Inside Techno deram a notícia da possibilidade de inserir essas equações usando uma ferramenta similar ao Equation, na qual você sai clicando em uma série de botões e insere a dita cuja da equação no texto ou digita direto em LaTeX.
Como eu fiz toda a minha tese em LaTeX, não preciso dizer que fiquei mega satisfeito ao saber disso. Acho que poucos vão apreciar essa novidade como eu. Mas tudo bem, relato aqui a minha alegria em dispor dessa nova ferramenta. E, de lambuja, deixo o link da notícia para vocês.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Química Inorgânica Descritiva
Tem algumas informações bem interessantes neles. Um pouco foi retirado do livro de Química Inorgânica dos autores Shriver e Atkins, um outro tanto eu retirei da Wikipedia mesmo.
E as imagens foram todas encontradas no GOOGLE Images.
Aos que se interessam por essa parte descritiva da Química, bom divertimento.
Aos estudantes da Eng. de Materiais da UNIFRA, bons estudos, pois esses arquivos destinam-se prioritariamente a vocês.
sábado, 12 de setembro de 2009
29o EDEQ - 2009 é na UNIFRA
Quem ainda não fez sua inscrição ou não enviou seu trabalho, dê um jeito de fazê-lo logo.
Vamos ter muitas atividades legais, muitos minicursos, mostra de materiais didáticos, livros acadêmicos, etc.
Acessem o site http://www.unifra.br/edeq2009 e garantam logo a sua vaga.
Esperamos todos lá.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Vídeos sobre termodinâmica
O objetivos das práticas de ensino é desenvolver habilidades e competências nos futuros professores.
A UNIFRA tem uma proposta de formar profissionais responsáveis e competentes, e por isso damos tanta importância às práticas. Uma das propostas institucionais, é que o estudante egresso de qualquer curso de Licenciatura tenha a habilidade de usar recursos digitais para o planejamento, execução e avaliação de suas atividades didáticas.
Sendo assim, eu propus aos estudantes da disciplina de Físico-Química I uma atividade de cunho educacional e, ao mesmo tempo, digital. Pedi que eles procurassem no youtube por vídeos que tivessem relação com o assunto que estudávamos no momento. O assunto tabalhado é o de gases ideais. E aí embaixo vocês têm acesso a alguns dos vídeos encontrados. Acima dos links está o nome do colega que encontrou o vídeo. Espero que vocês se divirtam assistindo-os.
Os 3 vídeos a seguir foram mandados pela Nágile. Assim que der tempo eu posto os vídeos mandados por cada um. :)
Experimento com gases:
Influência da temperatura nos gases:
Lei de Charles:
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Protótipo de veículo híbrido movido a hidrogênio
E eis que surge mais um protótipo de veículo movido a hidrogênio.
E não é um protótipo feioso e sem nenhuma apelo comercial, é um protótipo bem bonito e destinado a rodar pelas ruas das grandes cidades.
Ele é capaz de desenvolver velocidades em torno de 50 milhas por hora, rodando apenas com hidrogênio e utilizando-se de uma rede de células de combustível para deixar os motores mais poderosos.
Motores? Sim! Esse carrinho tem um motor para cada roda. E com apenas 2,2 libras de hidrogênio, ele é capaz de rodar até 240 milhas, tem capacidade para duas pessoas e é bem bonitinho.
O custo dessa belezinha? Algo em torno de 200 libras ou 330 dólares americanos (por mês, ou você achou que algo tão bom ia sair tão barato?).
Fonte:Engadget
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Ossos artificias a partir de madeira?
É o que você leu, cientistas italianos desenvolveram um processo a partir do qual é possível produzir ossos artificiais a partir de madeira.
Li no meio bit a notícia e resolvi postar aqui também.
Os cientistas pretendem implantar em breve esses ossos artificiais em seres humanos, devido à biocompatibilidade e ao baixo preço do processo.
Os pesquisadores escolheram a madeira como material de partida porque ela é muito próxima da estrutura do osso natural, o qual é "impossível de reproduzir com as tecnologias de processamento convencionais".
Diz a pesquisadora Anna Tampieri, do Instituto Di Scienza E Technologia Dei Materiali Ceramici :
"(...)nosso propósito é converter estruturas nativas de madeira em compostos bioativos e inorganicos destinados a substituir partes de ossos avariados (...)"
O artigo foi publicado no Journal of Materials Chemistry e promete ainda muitas novidades.
Fonte: Meio Bit e Discovery.com
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Como funciona a percepção musical nos humanos?
O lance do vídeo é o seguinte, todos os seres humanos percebem naturalmente a escala musical conhecida pelo nome de "pentatônica". É uma escala natural que contém cinco notas musicais, muito comum na milenar música chinesa.
O músico Bob McFerrin faz um experimento ao vivo e sem combinar com a plateia que assiste à sua conferência no "World Science Festival". Ele para em uma determinada posição do palco e emite um som vocal e, logo em seguida, pede que a plateia repita o som.
Em seguida, ele dá um salto para uma posição ao lado e emite outro som, novamente ele pede que a plateia cante esse novo som com ele.
Resultado, ele acaba ensinando as cinco notas da escala pentatônica em questão de poucos minutos. A parte mais genial do vídeo é quando ele para em uma das posições combinadas com o público e o pessoal canta a nota correta e, sem nenhum aviso, ele pula para a posição lateral e o público adivinha o tom exato da nota musical.
Assistam ao vídeo para entender melhor do que eu estou falando.
World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.
sábado, 18 de julho de 2009
Oficinas Pedagógicas 2009 - Objetos de Aprendizagem
Ok, estamos aqui para mais uma etapa da oficinas pedagógicas. Agora com um curso rápido sobre objetos virtuais de aprendizagem.
Para quem está participando do curso, o arquivo a seguir deve ser acessado para que possamos desfrutar plenamente as vantagens que a internet nos oferece.
Como o curso vai falar sobre os objetos virtuais, nada melhor do que usar o google docs, o youtube e outras ferramentas digitias a favor da educação em química.
E para quem não veio, acessem mesmo assim o link para ler e aprender um pouco mais.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Imprima documentos gastando menos tinta
Após estudos, eles decidiram que a ecofont podia ajudar a consumir até 20% menos de tinta nas impressões de documentos e, ainda assim, produzir documentos legíveis.
Veja um exemplo da fonte na imagem aí ao lado.
Eles removeram o máximo de espaços em preto possível, deixaram no lugar um monte de espaços em branco e verificaram o quanto de legibilidade os textos usando a ecofont permitiam ao usuário. Pronto, chegaram à essa proposta que eu vou passar a testar daqui para diante.
Aliada ao uso de papel reciclado, a ecofont pode ser uma alternativa econômica e sustentável e, com certeza, pode ajudar a gerar menos poluição.
Quem sabe vocês não dão uma forcinha à natureza e experimentam a ecofont, não custa nada, só um download rápido.
Depois de baixar a Ecofont, basta salvar na pasta de fontes do seu computador. (normalmente a pasta c:\windows\fonts) .
A Ecofont foi baseada numa fonte Open Source e pode ser usada gratuitamente. Se não quiser mais usá-la, basta excluí-la da pasta das fontes. O nome do arquivo é: Spranq_eco_sans_regular.ttf.
Vi essa dica no ecoblogs e no xisxis.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Momento histórico no curso - 1as defesas de TFG
Trabalho Final de Graduação I.
Ao todo, foram defendidos 14 projetos de TFG I, envolvendo 6 professores do curso de Química que revezaram-se como orientadores e como membros de banca.
A seguir, um registro fotográfico das apresentações:
Rosa Mara Facco, apresentando o seu projeto sobre a elaboração de uma maquete para o ensino de modelos atômicos.
Ana Paula Andreola, apresentando o projeto sobre Química de Polímeros no ensino médio.
Simone Nágera, apresentando o projeto sobre Reciclagem na Escola.
Marilei Flores, apresentando o seu projeto sobre aditivos para farinha de trigo.
Chausa Pizón, apresentando um projeto sobre ludicidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Juliana Lima, apresentando o projeto sobre educação ambiental.
Cíntia da Silva, falando sobre o seu projeto de resgate de técnicas de preparação de pigmentos inorgânicos.
Cláudio Herbst Jr., apresentando o projeto sobre docência no ensino superior.
Tatiane da Rosa, apresentando um projeto sobre a inclusão de alunos surdos com o auxílio de softwares.
Maria Alice, apresentando seu projeto sobre a ludicidade no ensino de Química.
Ismael Osmari, falando sobre o desenvolvimento de experimentos para o ensino de Química.
Elisiane Heck, apresentando seu projeto sobre derivados de carboidratos com atividade antioxidante.
Aline Pereira de Souza, apresentando seu projeto sobre síntese e catálise assimétrica de derivados de beta-ciclodextrina.
Bom, o que dá para dizer é que teve projeto para todos os gostos. Nós, aqui no curso de Química, estamos muito felizes com a variedade de trabalhos desenvolvidos. Só podemos desejar aos nossos estudantes um grande êxito na consecução desses projetos.
Nos vemos no próximo post. :)